segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O quê cobiçamos?

Tem um documentário que fala sobre como a mulher brasileira é vista pela mídia,
http://www.geledes.org.br/documentario-mostra-como-midia-enxerga-mulher-brasileira/



Tem vários problemas com isso, um deles é como a própria mulher passa a se ver, incorporando a ideia de que ela deve se esforçar para se encaixar nesse padrão de beleza. Outro é como a mulher é objetificada, vista como um 'prêmio' ou 'bônus' para os homens. 

Esse aspecto atinge a todos e aparece praticamente em todos os lugares. Por causa disso, lembrei de uma cena do filme "O Silêncio dos Inocentes", quando Hannibal pergunta à detetive,

- "O que é que as pessoas cobiçam?"
A resposta é,
- "As pessoas cobiçam o que veem todos os dias!".



O QUE VEEM TODOS OS DIAS!

Abaixo tem uma seleção de imagens que foram divulgadas entre os dias 14 e 21 de agosto, na contracapa de um suplemento de um jornal de grande circulação do Rio Grande do Sul. Quase todos os dias tem uma imagem dessas, que parece que foi tirada diretamente de uma revista masculina (nada particularmente contra revistas masculinas, mas estas tem um público específico). 

É um jornal destinado a ser lido por toda a família, inclusive crianças, pré-adolescentes e adolescentes. 


O que essas imagens transmitem? O problema não é que estejam com pouca roupa, ou mesmo sem roupa nenhuma. O problema é que são todas mulheres em poses sensuais passivas, com cara de 'vem me pegar' (para usar um eufemismo aceitável neste espaço). 

Depois não é de estranhar que os rapazes cresçam com a ideia de que todas as mulheres estão literalmente 'se oferecendo', pois é essa a ideia que essas imagens transmitem e com as quais são 'bombardeados' todos os dias.

Aqui tem outra 'colagem' que tirei anteriormente do mesmo jornal, oito imagens no decorrer de menos de um mês (isso porque não tinha guardado todos os jornais, senão teria mais).



Em parte pode ser que esse 'bombardeamento' maciço com esse tipo de imagem, sendo tão universal, explique o assédio que as mulheres sofrem nas ruas e nos transportes. 

Quem quiser conferir, acesse o site http://cantadaderua.com.br/

Outro video bastante ilustrativo é o "Killing Us Softly 4" - Trailer 




**********************************************************************

ATUALIZAÇÃO.  Mais imagens do mesmo jornal. 

Do dia 25 ao dia 30 de agosto:


 Do dia 01 a 18 de setembro:


Eu realmente não entendo como se justifica postar essas imagens num jornal assim.

Dias 22, 24 e 27 de setembro de 2014 - 



Última imagem de setembro (29/09): 



Vou abrir um novo post para as imagens de outubro.



Um comentário: