sábado, 17 de maio de 2014

Alistamento Militar


Argumento muito usado - "As feministas deviam lutar para que o serviço militar fosse obrigatório para mulheres também".

Vamos analisar mais de perto como seria isso na prática.

Para começar, quem teria que entrar com uma demanda do tipo? Seriam mulheres que já tivessem mais de 18 anos, não? Quer dizer, nenhuma delas teria que prestar o serviço militar, mesmo que ele passasse a ser obrigatório também para mulheres. As únicas que teriam que fazer isso seriam as que hoje não tem ainda 18 anos. Faz sentido as feministas lutarem para impor uma obrigação a OUTRAS mulheres, mas que não atingiria a elas mesmas?

E nos quartéis, haveria condições de oferecer alojamentos, vestiários e banheiros separados para as mulheres, e com toda segurança, garantindo que elas não correriam o risco de serem molestadas de nenhuma forma pelos homens?

As mulheres sempre foram impedidas de aprender a lutar e a se defender, para depois serem tachadas de fracas e incapazes. Isso é como impedir uma pessoa de tomar banho e depois culpá-la por estar suja. Hoje muitas mulheres gostariam de entrar para o exército. Nem sei bem como funciona, mas pelo que entendo elas tem opções bem mais limitadas que os homens nesse campo. Tudo isso me faz duvidar muito de que as mulheres fossem sequer bem vistas se realmente o Alistamento Militar se tornasse obrigatório a elas. 

Atualmente me parece que apenas 10% dos homens em idade de prestar o serviço militar de fato o fazem, e a razão é econômica, não há recursos para sustentar mais que isso. De modo que é bem razoável supor que a maioria dos que usam o argumento contra as feministas sequer prestaram o serviço militar. 

Porque os homens não lutam para que o serviço militar seja voluntário para todos, homens e mulheres? Seria porque eles estão pouco se lixando, já que eles mesmos já se livraram disso servindo ou sendo dispensados, e agora não se importam mais porque isso só beneficiaria os rapazes que ainda não tem 18 anos?



Nenhum comentário:

Postar um comentário