sábado, 26 de novembro de 2011

Definições de Humanismo | Humanismo Secular Portugal

Definições de Humanismo | Humanismo Secular Portugal

Definições de Humanismo

"O Humanismo é uma postura de vida democrática e ética, que afirma que os seres humanos têm o direito e a responsabilidade de dar sentido e forma às suas próprias vidas. Defende a construção de uma sociedade mais humana, através de uma ética baseada em valores humanos e outros valores naturais, dentro do espírito da razão e do livre-pensamento, com base nas capacidades humanas. O Humanismo não é teísta e não aceita visões sobrenaturais da realidade."

IHEU - Minimum Statement on Humanism


"A palavra Humanismo deriva do latim humanus, que significa "humano". Podemos definir brevemente um humanista como alguém cuja visão do mundo confere grande importância aos seres humanos, à vida e ao valor do ser humano. O Humanismo realça a liberdade do indivíduo, a razão, as oportunidades e os direitos."

Gaarder, Jostein em O Livro das Religiões


"... procura, sem recorrer à religião, o melhor nos seres humanos e para os seres humanos."

Chambers Pocket Dictionary (Dicionário de Bolso Chambers)


"... uma doutrina, atitude, ou modo de viver centrado nos interesses ou valores humanos; em particular: uma filosofia que normalmente rejeita o sobrenatural e dá enfâse à dignidade do indivíduo e ao seu valor e capacidade para a auto-realização pessoal através do uso da razão."

Merriam Webster Dictionary (Dicionário Merriam Webster)


"... um apelo ao uso da razão, em vez de revelações ou autoridades religiosas, como uma forma de partir à descoberta do mundo natural e do destino do homem, e, também, para desenvolver uma base para a moralidade... A ética humanista também se distingue por a sua acção moral ter como objectivo alcançar o bem-estar da humanidade, em vez de procurar cumprir a vontade de Deus."

Oxford Companion to Philosophy (Acompanhante da Filosofia Oxford)



"A rejeição da religião em prol do avanço da humanidade pelo seu próprio esforço."

Collins Concise Dictionary (Dicionário Conciso Collins)


"O que é característicamente humano, e não sobrenatural, o que pertence ao homem e não a forças externas, o que eleva o homem à sua maior altura ou lhe dá, enquanto homem, a maior satisfação."

Encyclopedia of the Social Sciences (Enciclopédia das Ciências Sociais)


3 comentários:

  1. Olá,conhecir seu site recentemente e gostei muito do seu conteudo.Voce é uma pessoa muito esclarecida ,me motivou muito a tomar certas atitudes com relação a algumas incertezas mas ainda to meio encucado com uma frase que vi aqui "ORGULHO HÉTERO NÃO FAZ SENTIDO!" .Voce não acha que está puxando a balança mais para um lado?digo,se não está ,na tentativa de diminuir, aumentando o medo das pessoas em aceitar novas ideias?

    ResponderExcluir
  2. Bom, para começar, leu a postagem direitinho?
    Eu acho que não faz sentido nenhum sentirmos orgulho de alguma coisa que não fomos nós que conquistamos com o nosso próprio esforço, de algo que não nos atrapalhou em nada, na verdade só ajudou. Devo sentir orgulho de ser finlandesa? de ter olhos claros e cabelos loiros? de ser branca? O que você acha disso?

    ResponderExcluir