segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Daniel Dennett em Porto Alegre

 Na Zero Hora de hoje, uma reportagem sobre a palestra que Daniel Dennett fará esta noite:
 
***********************************
08 de novembro de 2010

CIÊNCIA

O enigma da mente

Filósofo Daniel Dennett aborda o mistério da consciência no Fronteiras hoje

Polemista ativo no grande debate sobre a validade da religião no mundo anglófono, o filósofo e escritor americano Daniel Dennett pretende abordar na conferência de hoje em Porto Alegre, a penúltima do ciclo Fronteiras do Pensamento 2010, outro de seus tópicos de interesse: a natureza da consciência.

– Falarei sobre o quanto a mente humana é diferente da mente animal e como é possível que bilhões de neurônios possam se organizar como uma equipe de trabalho para representar o mundo da maneira como ocorre em nossa mente – disse o pesquisador a Zero Hora, por telefone, de Boston, Estados Unidos.

O título da conferência é A Mente Humana – O Cérebro às Avessas. Partidário convicto da teoria evolucionista de Charles Darwin, que tem sido colocada em xeque por autores mais ou menos inspirados em correntes religiosas, Dennett se diz impressionado pela forma como um indivíduo consegue, por meio da mente, ter uma percepção a respeito de si próprio. Também destaca o fato significativo de que a mente “parece ser diferente do cérebro”.

– Explicar isso é difícil para a ciência. Estou procurando abordar esse tema de uma perspectiva evolucionária.

Algumas das posições a serem sustentadas por Dennett hoje no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foram avançadas em algumas de suas obras publicadas em português, como Tipos de Mentes (1997) e A Perigosa Ideia de Darwin (1998), ambas da Rocco.

Informado de que havia sido criticado por um dos conferencistas deste ano do Fronteiras, o escritor britânico Terry Eagleton, por supostamente usar a crítica da religião para desacreditar o islamismo por motivos políticos, Dennett reagiu:

– Considero as posições de Eagleton a pior forma de debater. Ele deliberadamente distorce as visões dos autores com os quais discute e não sabe diferenciar um argumento legítimo de uma invectiva. Não pretendo responder a ele, mas apenas dizer que está errado. Toda grande religião no mundo tem elementos tóxicos. Todos sabem disso. Estou apenas apelando a todas as religiões para se livrarem desses elementos tóxicos.

O ciclo de estudos é apresentado pela Braskem e tem o patrocínio de Grupo RBS, Unimed Porto Alegre, Gerdau, Instituto Claro e Refap, apoio cultural de Anhanguera Educacional, UFRGS e prefeitura de Porto Alegre.
Conferência de Daniel Dennett
CICLO DE ESTUDOS FRONTEIRAS DO PENSAMENTO
> Hoje, às 19h30min, no Salão de Atos da UFRGS (Avenida Paulo Gama, 110). Ingresso mediante apresentação de passaporte (vendas esgotadas). Informações: (51) 3019-2326 ou relacionamento@fronteirasdopensamento.com.br
> Daniel Dennett é o penúltimo conferencista do ciclo Fronteiras do Pensamento este ano. O evento se encerra com a conferência do historiador Carlo Ginzburg, no dia 29.

***********************************

2 comentários:

  1. cara$%¨&# e ainda vai ter o ginzburg. o q eu to fazendo em sp mesmo????????


    morri aqui. :(

    ResponderExcluir