segunda-feira, 13 de setembro de 2010

E o Datena insiste...

*********************************

No programa Brasil Urgente de hoje, do qual tem um video parcial aqui, Datena persistiu no seu bordão, insistiu que "não crer em deus abre o caminho para todo tipo de maldade", e distorceu todo o sentido das reclamações dos ateus, dizendo que ELE é que estava sendo perseguido!

Já perguntei, e vou perguntar de novo: se o Datena tivesse dito algo como "isso só pode ser coisa de negro", e fosse processado por isso, ele em sã consciência poderia reclamar de estar sendo perseguido?

No entanto ele considera perfeitamente correto e inofensivo chamar uma pessoa com eu, esposa, mãe e avó, de criminosa em potencial. SIM, porque eu sou atéia! Não acredito em deus nenhuma, não tenho "deus no coração". Então, segundo ele, mesmo que ainda não tenha cometido um crime, sou uma pessoa de quem se deve ter medo, porque eu ainda posso vir a cometer um, já que não há nada que me "segure".

Esse é que é o grande problema! O Datena pode acreditar no que quiser, mas não tem o direito de colocar na mente do seu pública idéias como essa!
Ele está infundindo um preconceito nas mentes das pessoas, e que pode ter consequências bem sérias. Vamos dizer que pessoas da minha vizinhança fiquem sabendo de como eu penso. Aí vêem o Datena na TV dizendo que pessoas que "não estão com deus, estão com o capeta". Por mais que eu seja uma pessoa que sempre tratou todo mundo bem, nunca fiz nada de errado, será que não vai haver aqueles que vão se afastar e até me hostilizar por isso?

Pessoas como o Datena deviam pensar na responsabilidade que tem quando falam com o grande público.

Palavras e atos tem consequências.

**************************************

Site Ética na TV, para denunciar abusos na programação - http://www.eticanatv.org.br/index.php?sec=3&cat=7&pg=5

***************************************

6 comentários:

  1. Åsa, acompanhei vários vídeos e reclamações contra o Datena e cheguei a conclusão que quanto mais damos ibope para esse tipo de atitude dele, mais ele vai falar.Acho que temos que defender nosso ponto vista apenas para as pessoas que tenham o mínimo de senso para entendê-los.Não adianta tentar ensinar esse "apresentador" sobre as bases do ateísmo por que quer queira ou não, ele é uma marionete da emissora.

    É revoltante...Mas acho que temos que desconsiderar esse tipo de ataque de que nem sequer sabe do que está falando.

    ResponderExcluir
  2. Datena esquece-se que se não há Deus, tudo é permitido, inclusive, viver como se houvesse Deus.

    Como se não bastasse, aparentemente para ele, Deus é sinônimo de polícia.

    ResponderExcluir
  3. Sou mesmo um criminoso em potencial: se pegar esse apresentador pela frente, é mais que provável que lhe diga algumas injúrias.

    ResponderExcluir
  4. Alguem deveria cobrar a responsabilidade. Numa sociedade livre e civilizada ninguem tem o direito a incitar o preconceito impunimente. Cadê os ateus que não entram com um processo contra a emissora de tv?

    ResponderExcluir
  5. Há dois processos de que tenho conhecimento:

    1 - O processo n.625.01.2010.018574-9 que pode ser acompanhado pelo número 018574, no site: http://www.tj.sp.gov.br/PortalTJ/Paginas/Pesquisas/Primeira_Instancia/Interior_Litoral_Civel/Por_comarca_interior_litoral_civel.aspx
    Selecione o forum de Taubaté, o ano de 2010 e coloque o numero 018574.

    2 - Processo 2010.0021228-2 pode ser acompanhado pelo número único
    0019925-76.2010.8.16.0012, no site:
    http://portal.tjpr.jus.br/web/guest/consulta_juizado_civel

    ResponderExcluir
  6. Absurdo, parece que ateus devem se justificar de que sao bons como pessoas, ainda que nao acreditem em G-Zuis e nos contos bíblicos... (O Senhor dos anéis tb poderia se tornar um livro sagrado, ou nao?) A maioria dos presidiários sao crentes praticantes, mas nao vou entrar nesse mérito, Virtude independe de religiao, o problema, é que tem gente que ainda nao sabe... Salve ignorancia!!!!
    Beijos pra vc!!!

    ResponderExcluir