terça-feira, 20 de abril de 2010

Vaticano instruiu o acobertamento de escândalos

No Blog INDEX - http://index.opsblog.org/04/2010/vaticano-acobertamento-escandalos/
Vaticano instruiu o acobertamento de escândalos
Apr 19th, 2010
by daniel.

O Vaticano instruiu bispos católicos de todo o mundo para acobertarem casos de abuso sexual, sob risco de serem expulsos da Igreja. The Observer obteve dos arquivos secretos do Vaticano um documento confidencial de 40 anos atrás, que advogados estão chamando de um “projeto para o engano e o encobrimento”. Um advogado britânico que trabalha para vítimas de abuso da Igreja descreveu o documento como “explosivo”.

A notícia completa no site do Guardian. Por lá também, a íntegra do documento em PDF — a coisa abjeta chama “Crimine solicitationies“. É cada vez menos exagerado chamar aquilo lá de organização criminosa.

Ah sim, dizem que o papa chorou, vocês viram? Essa etapa era dispensável, mas vá lá. Agora só falta os acusados de estuprado e os que acobertaram seus atos responderem a perguntas sob juramento e, onde for o caso, serem encarcerados.

2 comentários:

  1. Poisé Åsa, mas isto não é nenhum surpresa, sabendo da história da ICAR.

    Triste é saber que existem pessoas que apoiam esssa instituição medieval. Ainda mais no Brasil, onde existem católicos de paixão fervorosa pela igreja.

    ...e depois nós, ateus, somos o mal da humanidade.

    ResponderExcluir
  2. Acobertar escandâlos com ameaça de expulsão é minimizar a realidade. Pessoas pertencentes a dita religião foram coagidas a acobertarem CRIMES!
    São vários crimes. E em termos morais, não sei qual deles é mais imundo!
    Carlos Alexandre

    ResponderExcluir